Florianópolis recebe encontro mundial de jovens sobre Lixo Zero


Acontece em outubro em Florianópolis o  encontro mundial de jovens sobre Lixo Zero. O Evento será em outubro e está com inscrições abertas. Haverá participação jovens de todos os continentes, que participarão do primeiro Encontro Jovem Internacional Lixo Zero.


Entre 27 e 29 de outubro, delegações dos cinco continentes estarão reunidas na capital catarinense para debater ideias e conceitos sobre sustentabilidade e a geração de resíduos lixo zero.  O evento  foi motivado pela ampla participação dos jovens em movimentos em favor da conservação do meio ambiente e no papel que esta geração representa para disseminar práticas de sustentabilidade. É voltado para estudantes dos 2° e 3° grau, organizações não governamentais e especialistas com atuação em gestão de resíduos, ecólogos e professores.

O evento tem como foco criar soluções inovadoras de sensibilização e conscientização ambiental para minimizar a geração de lixo e a poluição ambiental. Para isso, serão realizadas palestras e mesas-redondas em torno do tema Lixo Zero, para promover a troca de experiências e buscar novas formas de conscientização, sensibilização e protagonismo ambiental. Durante os três dias será elaborado um documento que retratará a visão e anseios da juventude nas ações incentivo ao consumo consciente e a sociedades mais sustentáveis, e de prevenção a geração de lixo. Ele deverá ser entregue a um representante das Nações Unidas e levado pelas delegações participantes aos países representados por elas, para que outras autoridades tenham acesso, ampliando o impacto do evento.

As propostas sugeridas na capital catarinense também devem ser apresentadas durante a RIO + 20, em 2012, no Rio de Janeiro (RJ). Até agora, delegações da Suécia e Filipinas estão confirmadas. Outros países, como Suécia, Filipinas, Itália, Estados Unidos, Canadá já anunciaram que devem comparecer ao evento. “Esperamos que vários grupos brasileiros também possam comparecer para fortalecermos este conceito em nosso país”, comenta Alex Iabrude, um dos coordenadores do evento e ecólogo da Novociclo Ambiental.

As inscrições são  gratuitas e limitadas e podem ser feitas por meio do formulário disponível no site http://zerowastemeeting.org/pt, onde também é possível encontrar mais informações. O evento é organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), com apoio da Novociclo Ambiental.

Concerto de Rock em prol do debate

A delegação da Suécia organizou um concerto de rock para arrecadar recursos para participar do primeiro Encontro Jovem Internacional Lixo Zero, em Florianópolis (SC). A ação também teve como objetivo sensibilizar os jovens sobre a importância da reciclagem e a conservação ambiental. Como ingresso, arrecad
aram materiais recicláveis. O evento ocorreu no Parque da Reciclagem de Gotemburgo (Suécia), no último sábado, dia 27 de agosto.

 Serviço:

  • O que: 1° Encontro Jovem Internacional Lixo Zero
  • Onde: SESC Cacupé, Florianópolis
  • Quando: 27 a 29 de outubro de 2011
  • Inscrições e mais informações: http://zerowastemeeting.org/pt

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *