domingo, 11 de dezembro de 2011

Adote a bicicleta como transporte e ganhe tempo, dinheiro e saúde


Em tempos politicamente corretos, são cada vez mais comuns pessoas que trocaram o automóvel pela bicicleta. As justificativas são muitas, e passam desde a preservação do meio ambiente até o bem-estar dos ciclistas. Os benefícios são tantos que é fácil perceber porque as bikes trocaram o status de brincadeira de criança para meio de locomoção de muitos adultos.

Algumas capitais europeias já atentaram para os benefícios das bicicletas e oferecem aluguel fácil e barato tanto para moradores quanto para turistas. No Rio de Janeiro, o sistema foi implementado recentemente. O ato de pedalar gera uma economia enorme para seus usuários, que poupam tempo e dinheiro e têm um ganho significativo em saúde. Confira todos os benefícios de adotar a “magrela” no seu dia a dia:

Economia – Além de ser muito mais barata que um automóvel, a bicicleta tem a vantagem de ter uma manutenção muito mais simples e acessível – com as ferramentas certas, você pode consertá-la em casa mesmo. Ela também é de impostos, seguro, combustível, garagem…  Basta uma corrente e um cadeado para “estacionar” sua bicicleta em qualquer lugar.

Tempo de locomoção – Já foi comprovado através de diversos desafios intermodais (em que vários usuários realizam o mesmo trajeto com diferentes meios de locomoção): nas cidades grandes, onde o tráfego de veículos é intenso, a bicicleta é o modo mais rápido de chegar em casa. Enquanto veículos maiores ficam trancados em engarrafamentos de diversos quilômetros, as bikes fazem qualquer trajeto de maneira mais rápida. Mas, atenção: respeite sempre os sinais de trânsito, eles valem para os ciclistas também.

Saúde – Para quem não é fã das academias de ginástica, pedalar é uma excelente maneira de exercitar o corpo diariamente. E o benefício disso a gente já conhece: queima de calorias, aumento da massa muscular e aumento da capacidade respiratória, além de outros inúmeros benefícios indiretos para a nossa saúde.

Meio Ambiente –As bicicletas são uma alternativa sustentável aos veículos motorizados, já que não poluem o ar e não utilizam combustíveis. Além de poupar seu dinheiro, também poupa seus pulmões do ar contaminado das grandes cidades. E não se engane se você pensa que vai inalar mais ar poluído na bicicleta. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto do Coração, motoristas inalam mais poluição dentro do carro do que um ciclista.

MAS NÃO DEIXE A SEGURANÇA DE LADO! Caso você decida aderir à onda do transporte em duas rodas, não deixe de investir em equipamentos de segurança como capacete e colete refletivo para uso à noite. É possível encontrar dicas úteis no blog Vá de Bike. Boas pedaladas!



1 comentários:

Postar um comentário