Casa Cor 2012 adota conceito Lixo Zero


As tendências em design e materiais para decoração e construção estarão ao lado da sustentabilidade na Casa Cor Santa Catarina 2012.

A próxima edição do evento, que já começa a ser estruturado, terá como diretriz o conceito Lixo Zero, que tem como premissa reduzir ao máximo o envio de lixo para aterros sanitários, chegando a quase zero. Para isso, são adotadas ações de gestão e monitoramento da destinação dos resíduos em todas as etapas da organização. A primeira é a restauração do imóvel que sediará o evento, antigo Hotel da Lagoa, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

A primeira etapa consiste na organização do espaço e início das obras de restauração, com atividades de demolição e construção do novo ambiente. Os trabalhos iniciaram na última semana de novembro deste ano e irão continuar até o encerramento do evento, que ocorrerá entre maio e junho de 2012. A Novociclo Ambiental, especializada em gestão de resíduos, está responsável por acompanhar e encontrar soluções para o encaminhamento correto dos materiais que precisam ser descartados.

No primeiro mês de atividades foram gerados cerca de 35000 kg de resíduos classe A (tijolos, cerâmicas, concreto, pedras em geral); 4000 kg de madeira; 1500 kg de metais (maioria sucata); 100 kg de vidro e 15 kg de plásticos. Todo o material gerado é encaminhado para reciclagem e as peças que podem ser reutilizadas, são reaproveitadas. Esta fase deve seguir até fevereiro, quando iniciará a montagem dos ambientes da exposição.

Uma equipe de especialistas da Novociclo acompanha todo o processo, com visitas regulares ao local, encaminhamento adequado dos materiais e orientando todos os envolvidos sobre a gestão de resíduos. O trabalho de gerenciamento ambiental será finalizado apenas depois da desmontagem de toda a estrutura.

De acordo com o diretor executivo do evento, Lucas Petrelli Wilmer, a Casa Cor 2012 tem como objetivo se tornar referência mundial em sustentabilidade. “Esse é um grande desafio, pois historicamente a abordagem da organização e dos expositores tinha mais ênfase no resultado estético final do que em todo o processo, e isso vem mudando. Da parte da organização podemos di
zer que temos consciência do impacto negativo em gestão de resíduos que o evento poderia ter se não tivéssemos esse cuidado”, declara.
Casa Cor Santa Catarina 2012 – Será realizada entre 1 de maio e 10 de junho, no Antigo Hotel da Lagoa, localizado no Mirante do Morro da Lagoa, na SC-404, nº 5001. Deve reunir cerca de 30 mil pessoas. Em 2011, se consolidou pelo segundo ano consecutivo como o segundo maior em público dentro todas as Casa Cor do Brasil. Na última edição, 26 mil pessoas passaram pelo evento que tem como característica revitalizar imóveis e áreas degradadas da cidade, renovando endereços e dando novos usos para imóveis que estavam abandonados ou ociosos.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *