terça-feira, 26 de junho de 2012

Gente que faz! A Sustentabilidade na Prática




Ainda que se discuta a respeito de alternativas sustentáveis, percebe-se que o consumidor pouco sabe a respeito das opções à sua disposição, o que dificulta o acesso aos produtos ecológicos. Por isso, é fundamental compartilhar informações a respeito de marcas e empresas que estão investindo em sustentabilidade, como e onde oferecem seus produtos e serviços ao consumidor.

No que se refere ao vestuário, em Porto Alegre, a designer de moda e artista plástica, Anne Anicet está desenvolvendo um trabalho de destaque ao reaproveitar resíduos da indústria têxtil na confecção de novos produtos. O material é obtido no Banco do Vestuário de Caxias do Sul/RS, que por sua vez recebe os resíduos das indústrias. Estes são utilizados na produção de peças exclusivas, a partir da técnica da colagem têxtil que, de acordo com Anne Anicet, é uma alternativa potencial, uma vez que se caracteriza por ser um método limpo, não poluente e que não gera subprodutos. Os adesivos termocolantes, utilizados para fixação dos resíduos, possuem grandes vantagens por serem isentos de solventes, o que garante a não poluição do meio ambiente quando expostos ao calor. Além disso, não requerem pré-tratamento e possuem resistência ao uso e às lavagens.

O trabalho desenvolvido por Anne Anicet tem caráter sustentável, visto que reaproveita resíduos descartados pelas indústrias, transformando-os em novos substratos têxteis, utilizados para confecção de roupas, acessórios e também artigos de decoração como tapetes e porta-copos, por exemplo. Assim, o material que seria destinado como lixo, aos aterros, é valorizado e reintroduzido no mercado como produto de valor agregado e com caráter exclusivo.

Resíduos provenientes da indústria têxtil, recebidos pelo Banco de Vestuário de Caxias do Sul/RS
 e reaproveitados pela designer Anne Anicet em projeto para sua marca Contextura.
(ANICET; BESSA; BROEGA, 2011)

Trilho de mesa criado com ourela de algodão e fio siliconado (ANICET; BESSA; BROEGA, 2011)


Bolsas e carteiras desenvolvidas com a técnica da colagem (ANICET; BESSA; BROEGA, 2011)

Peça feita com resíduos da indústria têxtil a partir da técnica de colagem.


Peça feita com resíduos da indústria têxtil a partir da técnica de colagem.


Os produtos encontram-se no ateliê/loja da designer (Contextura), na Rua Armando Barbedo 1091, Porto Alegre/RS.

Site para maiores informações e contato: http://www.contextura.art.br

Referência:
ANICET, Anne; BESSA, Pedro; BROEGA, Cristina. Design de superfícies a partir de resíduos industriais têxteis. Anais do 3º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (III SBDS), UFPE, Recife, 2011.



3 comentários:

Postar um comentário