segunda-feira, 30 de julho de 2012

REDE UNIPAZ PROMOVE EM SÂO PAULO, ENTRE 6 E 9 DE SETEMBRO, O 3º FESTIVAL MUNDIAL DA PAZ

O Parque do Ibirapuera é o local escolhido para sediar a terceira edição do evento
que tem por objetivo difundir a cultura da paz


Realizado a cada três anos e promovido pela UNIPAZ – Universidade Internacional da Paz, a terceira edição do Festpaz – Festival Mundial da Paz acontecerá em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de setembro. Tendo o Parque do Ibirapuera como palco, o evento de 2012 será aberto às 17h do dia 6, com a chegada da Chama da Paz (símbolo da mobilização). A chama foi acesa em 11 de abril, no Teatro Bourbon, em São Paulo, em evento para 1.500 pessoas e passará por todas as regiões da cidade antes de chegar ao parque.

Este festival multicultural espera atrair 200 mil pessoas e cinco mil voluntários. A primeira edição, em 2006, foi realizada em Florianópolis e aberta pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil; a segunda, em 2009, em Goiânia, teve sua abertura oficial feita pelo então presidente Lula.

Com distintas atividades – jogos cooperativos, meditação, caminhada, ioga, oficina de artes, dança, música, teatro, literatura –, o festival se propõe a congregar pessoas para partilhar e manifestar sua cultura de paz de forma individual e coletiva.

A UNIPAZ foi fundada em 1987, em Brasília, pelo professor doutor em Psicologia, o francês Pierre Weil que viveu a maior parte de sua vida no Brasil e faleceu em 2008. Atualmente, há 18 unidades da instituição espalhadas  pelo país, além de seis outras localizadas na França, em Portugal, na Argentina, no México, na Inglaterra e no Equador. Em harmonia com as propostas de universalização da paz, todos esses países promoverão ações similares e simultâneas ao festival de São Paulo.

Siga nas redes sociais:

1 comentários:

Postar um comentário