quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conheça o Projeto Currais, mais uma iniciativa da Associação MarBrasil




A iniciativa mais recente realizada pela Associação MarBrasil e patrocinada pela “Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza”, é o Projeto Currais. A Associação MarBrasil é uma organização sem fins lucrativos que realiza projetos socioambientais com enfoque na zona costeira e ecossistemas marinhos. Desta forma, realiza várias atividades com o objetivo de preservar e conservar o meio ambiente do litoral do Paraná.

O Arquipélago de Currais está localizado a cerca de 6,2 milhas da costa paranaense e é composto por três ilhas. A região se destaca pela sua importância, em especial as aves, que utilizam a área para a nidificação, processo conhecido pela construção de ninhos e incubação de ovos.

Arquipélago de Currais

“Currais é extremamente importante para o litoral paranaense e brasileiro. Pois é um arquipélago que possui área essencial de nidificação para algumas espécies de aves e é pouco conhecido sobre outras informações como suas relações ecológicas, ou ainda sobre seu papel na socioeconomica local”, explica o coordenador do Projeto Currais, Allan Krelling.

O principal objetivo da iniciativa é analisar as características ecológicas e formas de uso da região. Sendo assim, o projeto visa observar as espécies que habitam os costões rochosos, peixes, cetáceos e peixes aquáticos; e a utilização do arquipélago, ou seja, as principais atividades realizadas ao seu redor como a pesca esportiva, caça submarina, pesca artesanal, mergulhos, entre outros. “Esperamos levantar informações suficientes sobre as características do local para analisá-lo de forma integrada, pensando não apenas em sua importância ambiental, mas também na sua importância socioeconômica”, explica o coordenador.

Atividades do Projeto Currais

As primeiras saídas de campo começaram no último mês e se estenderão pelo período de um ano. “A proposta é integrarmos todas as informações e realizarmos encontros como forma de divulgação de seus resultados. Só a partir destes levantamentos teremos a real imagem ecológica e socioeconômica do Arquipélago de Currais”, conta Krelling.


0 comentários:

Postar um comentário