terça-feira, 4 de dezembro de 2012

#ECOzinha – Brigadeiro Sustentável


Para fazer a versão sustentável do brigadeiro, você vai precisar de algumas cascas de banana.

Quem aproveita os alimentos em sua totalidade, sabe os benefícios que essa prática traz, não só para o nosso corpo, mas também para todo o planeta. Ingredientes que costumam ir para o lixo podem esconder grandes segredos da culinária sustentável.

A sustentabilidade na cozinha é simples, prática e valoriza cada parte que compõe uma receita. Quem sabe aproveitar tudo o que os ingredientes podem oferecer, sempre descobre novos sabores e também contribui para o fim do desperdício dos alimentos em nossa sociedade.

Outra característica da culinária sustentável é utilizar ingredientes regionais no preparo da receita, e, para isso, nada melhor do que fazer um brigadeiro, doce típico da culinária brasileira. A origem do nome é desconhecida, mas, diz a lenda, que o doce foi nomeado em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, um candidato “galã” que se candidatou à Presidência da República em 1946 e 1950.

A receita era preparada por seus seguidores nos eventos da campanha política, e foi chamada, por um bom tempo, de “docinho do Brigadeiro”. Mesmo não tendo assumido a Presidência da República, a guloseima tornou-se ícone da culinária brasileira, sobretudo nas festas infantis. Para fazer a versão sustentável da receita, utilizando cascas de banana, você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado; 
  • ½ lata de leite (integral ou desnatado) – (use a lata de leite condensado); 
  • 13 cascas de bananas lavadas (qualquer tipo, menos banana da terra); 
  • 1 colher de sopa de margarina; 
  • 4 colheres de sopa de amido (Maizena); 
  • 6 colheres de sopa de achocolatado em pó; 
  • 200 gramas de chocolate granulado.

Modo de preparo:

Primeiro, bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a mistura em uma panela e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre. Assim que o brigadeiro descolar do fundo da panela, sua receita está pronta. Depois de esfriar, faça pequenas bolinhas e cubra-as com o chocolate granulado. Com informações da Rádio CBN.


Fonte: CicloVivo


4 comentários:

  1. Faria algumas trocas mais sustentáveis e agroecológicas: manteiga (gordura animal e benéfica à saúde) - de preferência orgânica ou agroecológica - ao invés da margarina, industrializada e altamente maléfica; cacau em pó puro no lugar do achocolatado; retiraria o amido de milho que sempre é trangênico e usaria sempre leite integral, pois contém gordura boa que sacia e alimenta. Sim, gordura faz bem e é necessária para uma saúde perfeita. O que engorda e faz mal é açúcar e falta de exercício físico. Fora isso, aprovadíssimo o uso das cascas. Vou fazer! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Concordo em partes com o comentário acima. O leite integral contém a gordura "boa e que sacia", mas é que devemos comê-la em pequenas quantidades e no brigadeiro, já está bem presente no leite condensado.

    Eu usaria além das cascas, a biomassa de banana verde (quando cozinhamos a banana verde com casca na panela de pressão, depois batemos no liquidicador). Assim fica uma massa sem gosto e você pode substituir metade da quantidade do leite condensado (que não é tão biossustentável assim).

    ResponderExcluir
  3. As cascas de banana deverão ser de banana verde - completamente verde, alerto!

    ResponderExcluir