sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

REBIMAR retoma lançamentos de recifes artificiais



 Desde o dia 6, a equipe do REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha) retomará os lançamentos de recifes artificiais na costa de Pontal do Paraná. Nesta fase, serão instaladas mais 136 estruturas recifais em cada um dos dez pontos já instalados entre os anos de 2010 e 2011.

Os recifes artificiais do REBIMAR são estruturas de concreto instaladas no fundo do mar que, com uma superfície plana e rugosa, facilitam a fixação de organismos marinhos. Na primeira fase do programa os recifes foram instalados em dez pontos, distribuídos em uma linha a três milhas náuticas (cerca de 5,5 quilômetros) da costa, e que se estende por cerca de 17 quilômetros, entre os balneários de Praia de Leste e Atami.


O REBIMAR é o primeiro e único que obteve a licença ambiental do IBAMA para a instalação de recifes artificiais no Brasil. Vale lembrar que os locais de instalação das estruturas são definidos previamente em reuniões públicas com a participação de pescadores da região.


O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha é realizado pela Associação MarBrasil e pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), com apoio do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM-UFPR) e Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá (IFPR). A partir de 2010, o Programa passou a contar com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Obs.: Os lançamentos estão previstos para continuarem nas próximas semanas. A atividade depende de condições climáticas, por isso, para cobertura, pedimos que entre em contato previamente com a Associação MarBrasil para confirmação.

Mais informações pelo e-mail gabriela@marbrasil.org ou pelos telefones
(41) 9677-7986 / (41) 3455-1419.


0 comentários:

Postar um comentário