Paisagismo assume função estratégica na busca de integração entre natureza e ambiente urbano

3º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística da ABAP traz abordagem contemporânea para uso do verde nas cidades
Nova Biblioteca Pública do Estado de Jalisco, em colaboração com Ken Yeang / Concurso 2006
Construções que utilizam teto e paredes verdes para auxiliar no controle da temperatura interna; jardins projetados para ajudar a absorver a água da chuva, reduzindo o impacto de grandes obras de arquitetura sobre as galerias pluviais das cidades; e edifícios com jardins verticalmente integrados à fachada, que incorporam a vegetação como componente principal do design, e não como um complemento estético, são algumas das soluções que arquitetos e paisagistas no mundo todo vêm propondo como forma de aumentar a integração entre a natureza e o ambiente urbano e colaborar para a preservação de diversos ecossistemas. “Ao longo do século 20, houve uma mudança na visão do paisagismo, de uma atividade que tentava conciliar o natural e o artificial, para uma abordagem mais ampla, intimamente relacionada ao urbanismo, à infraestrutura, ao planejamento estratégico, à arquitetura e a inovação”, afirma o arquiteto canadense Graham Young, professor da Universidade de Pretória, na África do Sul.
No Brasil a convite da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Young é um dos palestrantes do 3º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística promovido pela entidade. O evento, que acontece em Curitiba nos dias 5 e 6 de setembro, reúne ainda profissionais que atuam no Brasil, México, Uruguai, Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Angola, entre outros. Voltado a profissionais e estudantes de arquitetura e áreas afins, o Congresso discute as mais recentes tendências na arquitetura paisagística contemporânea em todo o mundo, por meio de palestras e mesas redondas.
Telhado Verde - Prédio em harmonia com a paisagem

A abordagem do paisagismo como atividade estratégica na América Latina e no Brasil será tema da palestra das arquitetas urbanistas Martha Fajardo, da Colômbia, e Saide Kahtouni, especialista em gestão e tecnologias ambientais e consultora ad-hoc da Universidade Mackenzie, em São Paulo. As arquitetas participam do Congresso falando sobre as Cartas da Paisagem Brasileira e Latino Americana, iniciativa da Unesco, por meio da Convenção Global da Paisagem,  que servirá como instrumento de gestão territorial e planejamento sustentável para as nações afiliadas. “Paisagens contemporâneas na América Latina” será também o tema da palestra de Mario Schjetnan, arquiteto paisagista mexicano, diretor do Grupo de Diseño Urbano e professor da Universidade Iberoamericana da Cidade do México.

Arquitetura paisagística

Em paralelo, as doze mesas redondas propostas pelo evento discutirão aspectos diversos da formação e do exercício profissional do arquiteto paisagista e da relação entre o paisagismo e a natureza, as cidades e a herança histórica e cultural. Os diálogos serão coordenados por profissionais como Benedito Abbud, Paulo Pellegrino e Jonathas Magalhães, de São Paulo, Maria Regina de Matos, do Rio Grande do Sul, Barbara Prado, do Maranhão, e Letícia Hardt e Orlando Busarello, do Paraná.

SERVIÇO:
3º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística da ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas: “Arquitetura Paisagística Contemporânea”
DATA:
5 e 6 de setembro de 2013, das 8h00 às 18h30
LOCAL:
Expo Unimed Curitiba – ASA 3 / Universidade Positivo – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido. Curitiba-PR
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
(41) 3079-5909 e 8418-9957, ou pelo site www.abap.org.br/congresso2013

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *