quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Tenha uma horta na sua casa!


Já pensou que delícia ter sempre alimentos e temperos fresquinhos disponíveis a hora que você quiser? Pois saiba que não é difícil ter uma horta em casa. Com apenas algumas dicas você já pode começar a sua!

1- Você vai precisar de alguns utensílios básicos:
  • Pá: para abrir os buracos na terra.
  • Tesoura: para podar as suas plantas.
  • Luvas: para evitar pegar doenças, encostar em fungos ou pragas, ou até mesmo se machucar em espinhos.
  • Palitos de churrasco: para apoiar as mudinhas que estão crescendo.
  • Fechos de embalagens como as de pão de forma: para prender as mudas nos palitos.
2 – Como preparar o solo:
Simples! Misture uma parte de terra e outra parte de composto orgânico ou húmus de minhoca (espécie de “vitamina” para a planta). Cave buraquinhos com a distância indicada para cada espécie de planta. Se estiver fazendo sua horta em vasos, coloque pedras ou cacos de cerâmica no fundo, para que a água escoe mais facilmente.
3 – Plante o que desejar:
Para ter sucesso você precisa respeitar o calendário de plantio (verifique a época recomendada para cada hortaliça). E não deixe as plantas em lugar escuro. Quanto menos luz tiver o local, mais perto das janelas as plantas devem ser colocadas.
4 – Não se esqueça de regar:
Não sabe a frequência? Use o “dedômetro”! Se a terra não estiver seca, deixe o regador no armário. Planta encharcada fica fraca e propensa a ter doenças, como fungos. Pratinhos embaixo de vasos podem ser dispensados.
5 – Aposte em repelentes naturais:
Inseticidas também matam os bichinhos do bem. Matar as lagartas vai acabar com as borboletas. Além das opções orgânicas, você pode plantar cravo-de-defunto. Outro modo de afastar pragas é atrair passarinhos.
Gostou das dicas? Você pode plantar diversos tipos de hortaliças, como manjericão, hortelã, cidreira e até ousar mais e arriscar um tomate, rúcula, etc. Monte sua hortinha e conte aqui nos comentários como ela ficou.


Fonte: Saber para Crescer

2 comentários:

Postar um comentário