quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

5 Iniciativas Brasileiras que se Destacam pelo seu Processo de Ecodesign

Para deixar nossa semana temática ainda mais sustentável e incrível, no post de hoje destacamos 5 iniciativas maravilhosas que fazem do ecodesign o seu modo de ser.

Insecta Shoes


Autossustentável: Insecta Shoes
Imagem: Insecta Shoes

Uma iniciativa de Porto Alegre com criações totalmente sustentáveis. É a Insecta Shoes, marca de sapatos veganos (sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal) e ecológicos, produzidos com peças de roupas usadas e garrafas plásticas (PET) recicladas.

Autossustentável: Insecta Shoes
Imagem: Insecta Shoes

A Insecta Shoes se inspira no reaproveitamento de materiais, aumentando assim a vida útil do que já existe pelo mundo. Em dois anos, já foram reaproveitados para a fabricação de seus produtos 2.100 peças de roupas, 630kg de tecido e 1.000 garrafas PET. O projeto se preocupa também com o fim do ciclo de vida do produto, fazendo estudos para reinserção ou reciclagem do seu sapato usado.

ZEREZES

Autossustentável: Zerezes
Imagem: Zerezes

Os meninos da Zerezes são conhecidos por terem introduzidos no mercado carioca os charmosos óculos feitos de madeira. A marca cria óculos de sol com madeiras redescobertas, ou seja, madeiras que foram descartadas em obras e encontradas em entulhos, caçambas e marcenarias em geral. A produção também se dá a partir de lâminas de madeiras documentadas pelo Ibama.

Autossustentável: Zerezes
Imagem: Zerezes

Todo o processo é feito manualmente pelo próprio grupo e cada peça leva cerca de dois meses para ser concluída. O resultado? Modelos incríveis, um acabamento impecável e, lógico, sustentáveis.

REVOADA

Autossustentável: Revoada
Imagem: Revoada

 Também gaúcha, a REVOADA é um excelente exemplo de marca que pensa no ecodesign, com materiais que, normalmente, são pouco ou nada reaproveitados e vão para o lixo. Câmaras de pneu e náilon de guarda-chuva ganham nova vida como matéria-prima para bolsas, mochilas e carteiras.

Autossustentável: Revoada
Imagem: Revoada

O projeto incentiva não só o reaproveito de materiais com longos períodos de decomposição, mas também o trabalho em comunidades de reciclagem, que realizam a triagem e o preparo dos materiais. A empresa já reinventou 8 toneladas de câmaras de pneu e 10 mil unidades de guarda-chuva. O processo de logística reversa também é realizado, tornando o fim de cada processo um novo recomeço.

DA TRIBU

Autossustentável: Da Tribu
Imagem: Da Tribu

 Da Tribu é uma iniciativa familiar que produz de forma artesanal colares, pulseiras, anéis, brincos e outros itens. Suas coleções fazem passeios que vão do crochê ao papel, do tecido ao látex. Desde a sua criação, o projeto mostra que há um caminho possível e palpável nas novas formas de organização, baseadas na sociabilidade e no coletivo.

Autossustentável: Da Tribu
Imagem: Da Tribu

Com sua produção Slow Fashion, constrói parcerias sustentáveis da cadeia produtiva aberta e horizontal, produzindo assim, de forma coletiva, acessórios com formas orgânicas, livres e com cores pulsantes.

PAPEL SEMENTE

Autossustentável: Papel Semente
Imagem: Papel Semente

Criada em 2009, a Papel Semente produz papel artesanal e ecológico que recebe sementes de flores ou temperos durante seu processo de fabricação.

Autossustentável: Papel Semente
Imagem: Papel Semente

O processo fabril se inicia com a reciclagem e a transformação do papel usado e de aparas não utilizadas pela indústria tradicional (coletados por cooperativas certificadas de catadores de papel), e é finalizado com a inserção de sementes. Assim, após a sua utilização, o papel pode ser plantado, gerando vida ao invés de lixo.


Clique aqui para ler mais artigos de Leonardo Borges


2 comentários:

  1. Parabens pelo vostro empenho em SALVAR NOSSA CASA.AMADA MAE TERRA,

    ResponderExcluir
  2. Super legal, parabéns pela matéria

    ResponderExcluir