quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Sustentabilidade, Ecodesign e Conhecimento Partilhado, conheça a MateriaBrasil

Design, conhecimento e desejo por realizar projetos com impacto socioambiental positivo, essa benéfica equação foi elaborada e vem sendo bem executada pelo pessoal da MateriaBrasil.

Autossustentável: MatériaBrasil
Imagem: MateriaBrasil

Baseada na produção e compartilhamento de conhecimento sobre materiais, processos e tecnologias responsáveis, a MateriaBrasil vem esclarecendo sobre a importância de um design consciente para produtos e serviços. Seus projetos são norteados para aprimorar o descarte de resíduos, substituir matérias-primas e implementar ações que não tragam danos socioambientais. Além disso, buscam a remuneração mais equilibrada da cadeia produtiva, contratando pequenos fornecedores e cooperativas. Seguindo esse modelo, a empresa atua em duas grandes áreas: design de produtos e conhecimento.

Autossustentável: Economia
A Economia Colaborativa é um dos princípios seguidos pela MateriaBrasil

Na área de design, a galera da MateriaBrasil põe em prática o Ecodesign, planejando todo o ciclo de vida do produto, desde a criação, gerenciamento de fabricação, implementação no mercado, e logística reversa do produto, o conhecido "berço ao berço".

Autossustentável: Projeto MateriaBrasil
Um dos projetos da MateriaBrasil em execução. Imagem: MateriaBrasil

Já no seguimento de conhecimento, são desenvolvidos projetos que visam a construção e disseminação do conhecimento de forma colaborativa, através de consultorias em gestão de resíduos e gestão ambiental.

Consultoria realizada pela MateriaBrasil em execução. Imagem: MateriaBrasil

Com o know-how adquirido em anos de experiência com materiais de baixo impacto ambiental e fornecedores conscientes, a MateriaBrasil possuía um grande diferencial competitivo. E mediante a decisão de compartilhar essas informações com o público (Sim! Lembram do objetivo de buscar impactos socioambientais positivo? Pois então!), surgiu a Materioteca. Uma plataforma gratuita, aberta e open source que reúne um dos melhores acervos de materiais de baixo impacto ambiental e alta contribuição social do Brasil.

Autossustentável: Materiais da Marioteca
Materiais da Marioteca. Imagem: Free The Essence

A Materioteca é centro de referência em materiais e produtos socioambientalmente responsáveis, contando com 219 fornecedores e mais de 260 materiais (o maior acervo do país). Os itens da Materioteca são avaliados de acordo com seis indicadoresde sustentabilidade: ciclo de vida, energia, segurança, água, humano-social e gestão.

Autossustentável: Equipe MateriaBrasil
Equipe MateriaBrasil. Imagem: Victor Lanari

Para conhecer mais sobre a MateriaBrasil, acesse materiabrasil.com.br

Com informações de: Free The Essence e DRAFT



Clique aqui para ler mais artigos de Nathália Abreu


0 comentários:

Postar um comentário