ONG constrói cisternas para os que sofrem com a seca no Nordeste

Todos os anos, milhares de pessoas sofrem com a seca na região Nordeste do país. A situação se agrava ainda mais com a chegada dos meses de verão e com ele o extenso período de escassez de chuvas por toda a região.

A falta de disponibilidade de água força famílias inteiras a caminharem longas distâncias, diversas vezes por semana, para captar água em açudes e lagos. É também nestes locais que a população usa a água para tomar banho e lavar roupas.

Imagem: Águas para Vidas
Imagem: Águas para Vidas
Como consequência do uso desta água imprópria para consumo, há aumento nos casos de doenças e outros problemas de saúde, como diarreia, febre tifoide, hepatite A e cólera.
O projeto Águas para Vidas, da ONG Habitat para a Humanidade Brasil vem aos poucos mudando esta situação. A iniciativa tem como objetivo apoiar famílias em diversos municípios da região do semiárido Pernambucano e proporcionar a estas famílias os meios necessários para captação e armazenamento de água.
Imagem: Águas para Vidas
Isto é feito através de reparos/aumento de seus telhados e construção de cisternas para captação e armazenamento de água de chuva. As famílias beneficiadas também participam de oficinas e capacitações em direitos humanos, gênero e políticas públicas para que a comunidade possa ter voz ativa junto ao Conselho de Desenvolvimento Rural.
Imagem: Águas para Vidas

É ou não um projeto super legal, que merece nosso apoio e divulgação para que mais e mais pessoas possam colaborar?

Para saber mais sobre o projeto e contribuir, acesse: http://habitat.juntos.com.vc/pt/aguaparavida

 

2 comments

  1. Sugestão para uma outra campanha: replantio de árvores, pois antes do Bolsa Família as pessoas não podiam comprar gás e por isto só conseguiam cozinhar com fogo. A consequência disto foi praticamente o abatimento quase que total das árvores lá exisentes. E hoje sabe-se que onde tem bastante verde a chuva e as vertentes aparecem.

    Vera

  2. olá. Voces tem informação referente a poços perfurados pela Petrobras que localizaram agua e não petroleo? esses poços poderiam ser utilizados para auxiliar no combate a seca? gostaria de ter mais informações sobre o tema. grata

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *