Orgânicos: conheça a ferramenta que mapeia as feiras orgânicas pelo Brasil

As feiras são uma ótima alternativa para comprar diretamente com o produtor, diminuindo intermediários no processo (e, consequentemente, o preço), estimulando a autonomia do produtor e valorizando a produção local de alimentos.   

Imagem: Granja Marileusa

Para encurtar o caminho do consumidor até o produtor e ampliar o acesso a alimentos orgânicos, o IDEC criou o Mapa de Feiras Orgânicas. A ferramenta colaborativa mapeia e cadastra estabelecimentos que comercializam orgânicos diretamente do produtor em todo Brasil. Atualmente estão cadastrados mais de 650 locais.

Imagem: Autossustentável

O Mapa de Feiras Orgânicas traz georeferenciadas as feiras orgânicas, os grupos de consumo, os produtores e agricultores orgânicos e as associações e cooperativas de produtores. Fornece não somente o endereço, mas informações de horários de funcionamento e tipos de produtos encontrados nesses locais.

Imagem: IDEC

Além disso, o mapa oferece um pequeno guia de frutas e hortaliças regionais, informando a respeito de sua sazonalidade. Informações úteis, uma vez que alimentos de época são mais frescos, baratos e podem ser adquiridos por meio de produção local, dispensando o uso intensivo de transporte, quando possível.

Imagem: Print app do IDEC

O Mapa também está disponível em aplicativo para Android e IOS. O aplicativo gratuito ainda traz receitas saudáveis e sustentáveis.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *