Venha Transformar a Nossa Cidade! Saiba como ajudar ONG a transformar a realidade de muitas famílias brasileiras

O Lourivaldo, morador da comunidade Verdinhas (zona leste de SP) e voluntário do TETO, tem um convite para te fazer: chegou a hora de nos unirmos para transformar a nossa cidade! Imagem: TETO

Mais de 11 milhões de pessoas (11.425.644 de pessoas para ser mais exato) vivem em aglomerados subnormais (as conhecidas favelas) no Brasil, de acordo com o Censo de 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Imagem: Professor Rodrigo Bennet

Parece um número bem grande não é mesmo? Sim! 6% de toda a população do país vive em locais que oferecem pouca ou nenhuma infraestrutura (serviços de água, luz, esgoto, asfaltamento, educação, transporte…). Esses números representam a desigualdade existente em nosso país, um retrato da lamentável realidade sócio-econômica em que vivemos.

Imagem: Redes Maré

Nas grandes cidades essa desigualdade se torna mais contrastante quando observamos a segmentação sócio-espacial existente. Mas calma que essa realidade pode ser mudada! Pode? Claro que sim! Isso é o que o TETO vem mostrando em seus 10 anos de atuação no Brasil. E mais! Você pode fazer parte de tudo isso! Se acomode que vamos contar como!

O TETO é uma ONG, mais especificamente uma organização sem fins lucrativos, que está presente em 19 países da América Latina e Caribe. Ele foi criado por um grupo de jovens no Chile que sonhava transformar a vida de milhões de pessoas que viviam em situação de pobreza. Através de planos de desenvolvimento realizados em conjunto com moradores de comunidades carentes, esse grupo de jovens mostrou que o envolvimento direto e ações concretas poderiam mudar a vida dessas pessoas.
Voluntários do TETO em construção de moradia no Parque das Missões – RJ. Imagem: TETO

 

Voluntários do TETO em construção de moradia em Souza Ramos – SP. Imagem: TETO

Hoje o trabalho desenvolvido pelo TETO envolve a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário. Desenvolvimento comunitário? Como? Bem, aqui no Brasil (como em todos os países em que atua) a organização trabalha nas favelas mais precárias, construindo moradias de emergência, desenvolvendo planos de educação, saúde, fomento produtivo e trabalho em rede.

Voluntários do TETO em construção de moradia em Vila Vitória – BA. Imagem: TETO

E sabe por quê? O TETO acredita que uma sociedade mais justa, igualitária, integrada e sem pobreza é formada por pessoas que tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos. A cidade deve ser um espaço de direito de todos os cidadãos, sendo um espaço múltiplo, plural e diverso.

A organização já trabalhou em mais de 100 comunidades, construiu mais 2.500 casas emergenciais, desenvolveu mais de 40 projetos comunitários e mobilizou mais de 30 mil voluntários! Para saber como é feito o trabalho do TETO, basta observar a imagem abaixo.

                                                      Imagem: Imagina na Copa

E buscando atender cada vez mais pessoas e famílias o TETO lançou a campanha da COLETA deste ano, “Venha transformar a nossa cidade”, onde moradores das comunidades em que a organização atua convidam todos a trabalharem juntos pela transformação das cidades em que vivemos.

A COLETA é uma ação de mobilização massiva de voluntários para a arrecadação de recursos para financiar os projetos sociais em mais de 40 comunidades atendidas pelo TETO ao longo do ano.

Imagem: TETO

Então anota aí na agenda pra não esquecer! Dias 5, 6 e 7 de maio acontecerá a Coleta 2017! Serão mais de 10 mil voluntários nas ruas das cidades de São Paulo, ABC (SP), Santos (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro, Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Curitiba (PR) e Salvador (BA) para a COLETA.

Imagem: TETO

Super bacana, não é? Se você gostou do trabalho desenvolvido pelo TETO e gostaria de saber mais sobre a COLETA 2017, basta clicar aqui.

No site da COLETA você poderá se voluntariar para estar nas ruas ajudando na arrecadação, acesse aqui o link a seguir e saiba como http://www.tetocoleta.com.br/quero-estar-nas-ruas.

Além disso, você também pode colaborar através de doações para o TETO, é só clicar no link a seguir http://www.tetocoleta.com.br/quero-doar.

Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo TETO, acesse o site (http://www.techo.org/paises/brasil) ou a página no Facebook (https://www.facebook.com/TETObra).

 

Com informações de: TETO e UOL Notícias

 

 

Clique aqui para ler mais artigos de Nathália Abreu

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *