Consumo Consciente na palma da mão! Conheça os app aliados nessa missão

Quando falamos em consumo, logo imaginamos o ato de compra de um determinado produto. Quando falamos em consumo consciente, associamos diretamente a redução da quantidade de produtos adquiridos.

Mas tanto o consumo quanto o consumo consciente vão além destas primeiras impressões. Consumir é um processo realizado em várias etapas, a compra é apenas uma das etapas do consumo. O consumo está presente todo o tempo em nossas vidas, desde o escovar os dentes e tomar banho, onde consumimos água e eletricidade, até quando nos locomovemos até o trabalho, escola e faculdade, quando consumimos combustível ou energia elétrica (dependendo do meio de transporte que usarmos). E mesmo passando o dia sem realizar a compra de qualquer produto, estaremos consumindo. Por esta razão, é importante termos consciência que nosso consumo provoca impactos em nossas vidas, mas também na comunidade que nos cerca e no planeta, de maneira geral.

Para auxiliar na adoção do hábito de consumir conscientemente, listamos abaixo alguns aplicativos que são uma verdadeira mão na roda.

 

1. Nossa Água

Um aplicativo para aqueles que desejam reduzir seu consumo de água!

O aplicativo Nossa Água, desenvolvido pela parceria entre a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o Instituto Akatu, foi pensado para ajudar a economizar água, bem como aprender a cuidar melhor desse recurso natural.

Imagem: Verdes Mares

Disponível para iOS e Android, o aplicativo é gratuito, trazendo dicas para economia de água, uma calculadora de banho, que mede em litros o consumo de água de acordo com o tempo no chuveiro e ainda mostra um ranking do gasto em relação ao banho anterior. Se uma pessoa demora 40 minutos no chuveiro seu gasto médio pode chegar a 200 litros, enquanto que um banho de 10 minutos gasta 50 litros de água. O app ainda elogia aqueles que economizam e adverte quando o consumo é maior. O Nossa Água também o jogo “O Encanador”, em que o usuário deve emendar vazamentos nos canos até que todas as extremidades estejam ligadas para a água fluir livremente pela tubulação.

 

 2. Moda Livre

Um aplicativo para quem gosta de moda e quer consumir de maneira consciente!

Avaliar cada marca e sua cadeia de produção dá trabalho, e pensando nisso a ONG Repórter Brasil desenvolveu o Moda Livre, um aplicativo gratuito que avalia o envolvimento das marcas de roupa no trabalho escravo.

Imagem: Moda Verde

A avaliação dos principais varejistas e empresas de roupa do Brasil foi feita com base em informações obtidas em flagras de fiscais do Ministério do Trabalho (MTE) em casos de trabalho escravo.  As empresas foram convidadas a responder um questionário, levando em consideração os fatores “política”, ”monitoramento”, “transparência” e “histórico,” e, com base nas respostas do que adotaram para combater o trabalho escravo, receberam uma pontuação que as classifica em três categorias de cores: verde, amarelo e vermelho, conforme a conduta adotada por elas. As empresas que não foram responderam automaticamente incluídas na categoria vermelha.

O aplicativo, disponível para iOS e Android, está no ar desde 2013 e conta com mais de 70 marcas. Segundo seus criadores, o intuito do Moda Livre é fornecer informações para que o consumidor faça a escolha de forma consciente.

 

3. Mapa de Feiras Orgânicas

Um aplicativo para encontrar alimentos orgânicos e agroecológicos!

Para encurtar o caminho do consumidor até o produtor e ampliar o acesso a alimentos orgânicos, o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em parceria com a campanha Brasil Saudável e Sustentável, coordenada pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) criou o aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas.

O aplicativo mapeia estabelecimentos que comercializam orgânicos diretamente do produtor em todo Brasil, atualmente mais de 650 locais já estão cadastrados.

 

4. Nossa Energia

Um aplicativo para quem deseja consumir energia de forma consciente e economizar em sua conta de energia elétrica!

O aplicativo Nossa Energia, também criado pela parceria entre a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o Instituto Akatu, incentiva a diminuir os gastos com  energia elétrica. Lançado em 2014, o aplicativo possui uma calculadora que contabiliza em Kw (kilowatt) os gastos de energia elétrica de acordo com os eletrodomésticos e o consumo da casa ou apartamento.

Imagem: Google Play

Disponível para iOS e Android, o aplicativo gratuito, além de contribuir para o consumo consciente de energia também ajuda no equilíbrio financeiro e a despertar a consciência ecológica do seu usuário.  O Nossa Energia também possui o game “Apagão”, em que o usuário deve apagar todas as luzes de um prédio.

 

5. Plantit

Um aplicativo que ajuda a ter sua própria horta orgânica em casa!

Criado pela empresa portuguesa Plantit, o aplicativo, também chamado Plantit, ensina e dá dicas para aqueles que sempre desejaram ter uma horta orgânica em casa.

Imagem: Hypeness

O aplicativo, que está disponível para iOS e Android, é gratuito e traz muitas informações para sobre hortaliças, legumes e verduras brasileiros. Segundo a empresa, o objetivo do aplicativo é auxiliar na difusão de práticas de agricultura urbana, para isto o Plantit ensina como, quando e onde semear, indicando as épocas corretas para plantar, regar e colher as variedades de cultivo.

Imagem: Hypeness

A linguagem do aplicativo é bem clara para que todos possam tirar o máximo proveito, mesmo as pessoas sem experiência em cultivo de hortas. Uma outra boa notícia é que o Plantit também ensina como preparar biofertilizantes em casa, deixando os alimentos cultivados ricos em sabor e sem comprometer a saúde de quem os cultiva e daqueles que irão se alimentar.

 

6. Nosso Transporte

Um aplicativo que te ajuda a escolher o meio de transporte mais sustentável!

Poder escolher o meio de transporte mais barato, menos poluente e mais saudável. Essa é a ideia do aplicativo Nosso Transporte, também criado pela parceria entre a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o Instituto Akatu, que pretende auxiliar a população a fazer escolhas mais conscientes ao se locomoverem pelas cidades e conscientizar os brasileiros sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Imagem: Meio Info

Lançado em 2015, o aplicativo possui a Calculadora Transporte Consciente, pela qual o usuário insere informações sobre o preço do combustível em sua região, o valor do transporte público e o endereço de destino. A ferramenta compara gastos financeiros, emissão de carbono e calorias gastas pelo usuário, caso ele escolha percorrer um determinado percurso de carro, transporte público, de bicicleta ou a pé.

Disponível para iOS e Android, o  aplicativo é gratuito e ainda traz o Jogo Catalisador, no qual o usuário precisa filtrar todas as fumaças lançadas na atmosfera.

 

Com informações: Akatu, Alimentação Inteligente, EBC, Estadão, Google Play, Hypeness, Jardim do Mundo, Slow Down Fashion, TechTudo, Tecnologia IG.

 

 

3 comments

  1. Que máximo estes aplicativos, parabéns pelo post e continuem com essas dicas maravilhosas. Cada vez mais precisamos de um computador em nossas mãos, pois bem utilizado este aparelhinho pode ser e será ‘carta de alforria’ para ignorância e instrumento para atingir qualidade de vida e consumo consciente.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *