Pequeno Guia para o Consumo Consciente

O conceito de consumo consciente não envolve apenas o que você consome, mas também de quem você consome e qual será o destino de seu descarte. Não adianta comprar alimentos orgânicos de um produtor que não tem seus funcionários formalizados ou utiliza-se de mão de obra infantil ou escrava. Ou ainda usar sacolas retornáveis de uma empresa se ela não toma os devidos cuidados no seu processo de produção.

Mas então o que é Consumo Consciente? Consumir de forma consciente é levar em consideração todos os impactos socioambientais da cadeia de produção e, do uso e descarte de produtos e serviços.

Um importante primeiro passo para a mudança de comportamento é refletir sobre os seus hábitos de consumo. Será que eu fecho a torneira quando escovo os dentes? Tomo banho demorado? Apago as luzes de ambientes não ocupados? Desligo da tomada os eletrodomésticos não usados? Dou carona para amigos que façam o mesmo trajeto? Deixo o carro em casa e utilizo transporte público? Planejo as minhas compras de supermercado? Reflito antes do impulso do consumo?

Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar ajudam bastante nessa mudança de comportamento. Repense e reduza o seu consumo, reutilize aquilo que você consumiu e recicle o que já foi utilizado.

Outro passo é adotar uma postura mais ativa perante às empresas. Envie sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços, contribuindo assim para a melhoria dos mesmos e diminuindo seus impactos socioambientais.

Exija também de seus candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente. Um bom exercício para iniciar esta prática: que tal entrar em contato com o político no qual votou e perguntar o que ele está fazendo em prol do planeta? Lembre-se que ele tem obrigação de demonstrar os resultados que está obtendo para seus eleitores.

Sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas. Seja um militante da causa!

E por fim, avalie constantemente seus princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo. Afinal, pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro.

 

 

1 comment

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *