terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Lâmpadas LED podem ser recicladas?

Conheça um pouco mais sobre as LEDs


Se você adquiriu uma lâmpada LED (Light-Emitting Diode – Diodo Emissor de Luz, em português), mesmo que os preceitos de sustentabilidade não tenham passado pela sua mente na hora da compra, você fez a escolha mais ecologicamente correta. As LEDs diminuem enormemente o desperdício de energia. Para se ter uma ideia, uma lâmpada incandescente converte apenas 5% da energia que utiliza em luz, enquanto a LED tem aproveitamento de 40%. Além disso, a vida útil deste produto é bem longa: cerca de 50 mil horas (equivalente a mais de 5 anos e meio de utilização contínua).


98% dos componentes podem ser reciclados

Outra excelente questão é que 98% dos materiais que compõem a lâmpada LED são recicláveis e não há metais pesados, como mercúrio, em sua produção (caso das lâmpadas fluorescentes). Elas são menos agressivas à vista humana e não demoram ao serem acesas novamente, quando são desligadas.


Uma luminária de LED é composta por várias lâmpadas e a lâmpada é composta por vários LEDs, o que dificulta a perda total do uso da lâmpada com facilidade.

No Brasil, ainda não há um mercado que lucre com a reciclagem de lâmpadas LEDs, por isso para descartá-las é recomendável procurar a prefeitura da sua cidade ou postos que aceitem lâmpadas comuns para fazer a destinação correta.

Fonte: eCycle - http://www.ecycle.com.br

0 comentários:

Postar um comentário