segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

UNICEF Brick: a embalagem de alimentos que se transforma em blocos para casas

Autossustentável: UNICEF Brick 01

O UNICEF, órgão da Nações Unidas, pode ganhar um reforço nas ações de ajuda a populações atingidas por catástrofes naturais. A criação dos designers do Psychic Factory chama-se UNICEF Brick e consiste em uma embalagem em forma de tijolo para fornecer água e alimentos não-perecíveis para vítimas de desastres naturais e que posteriormente pode ser usada como bloco para a construção de abrigos temporários para a população afetada.

A embalagem tem um formato inspirado nos brinquedos Lego, conhecidos pela facilidade com que são montados uns nos outros. Segundo a proposta dos criadores, esses blocos ocos levariam comida e água dentro dos dois compartimentos, e seriam distribuídos em casos de emergência.

O artefato foi pensado para as situações de emergência, uma vez que durante desastres naturais, a alimentação é uma das primeiras prioridades, mas sempre acaba gerando uma imensa quantidade de resíduos. Agora, com a nova embalagem, evita-se a produção de lixo, já que os recipientes serão reutilizados como material de construção.
Autossustentável: UNICEF Brick 02
Depois de consumir os alimentos e beber a água, os moradores da localidade atingida poderiam juntar as peças, preenchê-las com terra ou areia, dando-lhe peso, e depois, começar a construção, empilhando-os da mesma forma que fazíamos com o lego quando crianças. A ideia é que mesmo depois da edificação dos abrigos temporários, os tijolos possam ser reutilizados também em outros lugares. Funcional, não?

O conceito ainda está em fase de testes, mas os criadores acreditam que ele poderá ser fabricado em breve.


Autossustentável: UNICEF Brick 03




0 comentários:

Postar um comentário