Tem Açúcar? Plataforma incentiva empréstimo entre vizinhos e evita o desperdício

Autossustentável: Tem Açúcar

Quantas vezes você já se pegou precisando de um utensílio doméstico ou ferramenta que não tinha em casa? E pior: depois de comprar, nunca mais usou aquilo.

Infelizmente vivemos em uma cultura de hiper-consumo e descarte que nos ensina que as coisas que temos são mais importantes do que quem somos. Tudo que é produzido tem um impacto socioambiental que muitas vezes não vemos: seja na extração de recursos naturais, nos gastos com energia na produção e transporte, na mão de obra escrava muitas das vezes ou no descarte inapropriado.

A boa notícia é que existe uma alternativa interessante para este problema. A economia compartilhada veio para repensar essa lógica, estimulando o consumo consciente e sustentável. Está aí o sucesso do Airbnb, dos compartilhamentos de carros e bicicletas e aplicativos de caronas. Mostrando que a nossa abundância não tem a ver com quanto dinheiro temos ou com os bens que possuímos e sim com as relações que construímos.

Com o objetivo de facilitar o compartilhamento de algumas necessidades de consumo e estimular a colaboração, a carioca Camila Carvalho criou, em 2014, a plataforma Tem Açúcar?. Um dos pilares dessa plataforma é difundir um consumo mais consciente, ajudando a evitar compras desnecessárias.

A plataforma resgata o costume de bater na porta do vizinho para pedir um socorro ou uma xícara de açúcar, só que agora tudo isso acontece de forma online. Atualmente tem 150 mil usuários cadastrados, em mais de 10 mil vizinhanças em todos os estados do Brasil e que, juntos, já economizaram aproximadamente 7,8 milhões de reais.

Sabe quando você precisa de uma coisa mas sabe que vai usar pouco. Então… é assim que funciona. Ao invés de comprar é só pedir no Tem Açúcar quem de seus vizinhos mais próximos tem o produto e pode te emprestar. Assim você economiza dinheiro, age de forma mais sustentável evitando o consumo excessivo, além de criar laços com a vizinhança.

Os pedidos são os mais diversos possíveis. Vão desde a aspirador de pó, passando por uma arara de roupas, caixas de som, raquetes de frescobol e até barraca de camping.

Para fazer parte do Tem Açúcar é mais fácil do que você imagina. Após um cadastro rápido, o usuário decide o raio de distância em que pretende interagir e lista os itens que gostaria de emprestar ou doar. Sempre que alguém daquela rede de vizinhança fizer uma busca sobre um produto que esse usuário tenha, ele será acionado.

Mas não é só isso! Há também outros tipos de colaborações e gentilezas locais que fazem parte do aplicativo Tem Açúcar. Você pode compartilhar caronas, achar a companhia ideal para fazer exercícios, pedir uma mãozinha na hora de plantar sua hortinha, doar objetos ou até mesmo organizar uma festa entre vizinhos. Tudo baseado em interações não-monetárias.

A ideia é que o Tem Açúcar vire uma grande rede local de colaboração. Afinal, como o ditado diz: gentileza gera gentileza…

 

2 comments

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *